terça-feira, 1 de novembro de 2011

Avivamento espiritual através da Palavra de Deus

Texto Bíblico: Neemias 8:1-9

Uma das principais maneiras de se obter um avivamento espiritual em nossas vidas é mediante a Palavra de Deus. Todavia, semelhante a todo o povo de Israel mencionado nesse texto, precisamos seguir alguns passos para experimentarmos tal mover. Como segue abaixo:

Vs. 01 – PRECISAMOS TER SEDE DA PALAVRA
Uma das evidências que comprovam um avivamento espiritual do povo de Israel nesse período, era o grande interesse de ouvir sobre a Lei de Deus dada a Moisés. Semelhantemente precisamos ter essa mesma sede e interesse de ouvir, ler, entender e aplicar os ensinamentos de Deus.
Aqui, a Bíblia fala que “todo o povo se ajuntou como um só homem” pedindo a Esdras, o escriba e sacerdote, que trouxesse o Livro da Lei. Em Romanos 12:5, o apóstolo Paulo diz que “nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo”, portanto a exemplo dos israelitas antigos, que a nossa intenção em nos reunir em templos, não sejam outras a não ser a de deleitarmos na Palavra de Deus.

Vs. 03 – PRECISAMOS ESTAR ATENTOS À PALAVRA
Esdras lía para toda a congregação de Israel o Livro da Lei. Para toda a sorte de gente reunidas naquele local durante toda uma manhã e, independente das condições do local, se fazia calor ou não, conforto ou desagrado, não havia nada que roubasse a atenção do povo ouvinte. Fazendo um paralelo a isso, vemos que hoje temos a nossa atenção tão facilmente roubadas em nossas reuniões de ensinamentos da Bíblia; e os motivos? Esses são vários... A Igreja que está quente demais, minha garganta ressecada de tanta sede, ou o grau de importância do que eu tenho que falar para o meu irmão ao lado, entre tantos outros motivos... Porém, nenhum justifica a minha falta de atenção à Palavra de Deus.

Vs. 05 – PRECISAMOS REVERENCIAR A PALAVRA
Todo o povo agiu com reverência diante do Livro Sagrado... Todos ficaram de pé. Isso mostra o quanto Israel amava os ensinamentos de Deus. Eles sabiam que a Lei não era a lei dos homens, e sim a Lei de Deus, e como tudo o que vinha ou pertencia a Deus era Sagrado, eles deveriam reverenciá-la.
“Deus deve ser em extremo tremendo na assembléia dos santos e grandemente reverenciado por todos os que o cercam.”
(Sl. 89: 7)

“...Retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e piedade;...”
(Hb. 12:28)
Ficar de pé diante do Livro da Lei, foi uma das formas que Israel encontrou para demonstrar em reverência que o seu coração estava voltado para ela. E você, tem reverenciado a Palavra de Deus? De que forma ou como você tem demonstrado isso? É muito importante reverenciarmos a Sua Palavra, uma vez que, a nossa irreverência a Ela traduz o tamanho do nosso amor e devoção ao nosso Deus.

Vs. 06 – PRECISAMOS USAR A PALAVRA PARA ADORAR A DEUS
Enquanto Esdras, diante da Lei louvava ao Senhor, todo o povo confirmava o que estava sendo louvado como forma de dizer que estavam entendendo o Livro Sagrado. Quando transformamos em adoração aquilo que ouvimos ou lemos a respeito da Palavra, estamos automaticamente confirmando que a entendemos e a recebemos. Por isso que existem pessoas que encontram dificuldade de entregar uma verdadeira adoração a Deus, por não terem devoção à Palavra, pois ela também nos ensina a orar e a adorar a Deus.

Vs. 07 – PRECISAMOS SER CONSTANTES NA PALAVRA
Muitos dos que voltaram do exílio não sabiam mais falar o hebraico, por isso que alguns desses homens ajudavam na tradução das escrituras para o aramaico e era impressionante a constância do povo de Israel em querer saber mais sobre as Leis de Deus, de modo que eles permaneciam por horas  em um mesmo local, sem sair, só ouvindo os ensinamentos. Isso mostra o quanto eles sentiam sede de ouvir mais de Deus e o quanto a Lei estava sendo, por eles valorizada!
Percebemos quando não estamos mais amando e valorizando a Palavra como antes, quando o Seu ensino e doutrina torna-se enfadonho para nós. Nesse caso, é preciso o quanto antes ter os olhos abertos para não acabarmos caíndo no engano.

Vs. 09 – PRECISAMOS TEMER A DEUS E À SUA PALAVRA
Nesse versículo, fica mais visível o avivamento espiritual causado pela Palavra de Deus em todo o povo de Israel. Por causa da prontidão e sede que o povo tinha de ouvir sobre os ensinamentos do Livro Sagrado, acabaram por ser confrontados pela Lei de Deus e levados a um profundo arrependimento, mostrado aqui através do choro e lamento de Israel. Talvez os trechos que podem ter sido lidos, mostrando uma clara condição espiritual do povo tenham sido Lv. 26 e Dt. 28, por se tratarem de trechos que falam da benção ou juízo divino conforme a obediência ou desobediência do povo à Palavra de Deus.
A Palavra de Deus é a única ferramenta existente que gera temor a Deus em alguém, já que é somente através dela que O conhecemos verdadeiramente.

CONCLUÍNDO
Procuramos ou esperamos por todos os meios algo que nos traga um verdadeiro avivamento espiritual. E para isso, muitas vezes acreditamos somente no extraordinário... Em um novo derramar do Espírito Santo como foi no dia de Pentecostes, na grande evidência dos dons espirituais derramados no meio do povo de Deus, em grandes moveres. No entanto, passeando pela Bíblia, iremos encontrar exemplos como esses narrado em Neemias, que nos mostra um meio tão rápido e eficaz de receber de Deus, através de Sua Palavra, o avivamento... O verdadeiro avivamento!

O verdadeiro avivamento acontece não é quando esperamos algo de Deus, e sim quando tomamos alguma atitude diante Dele, O fazendo agir ao nosso favor.



Anderson Gonçalves
 




Fonte de estudo
Bíblia de Estudo Pentecostal – Almeida Revista e Corrigida
Nova Versão Internacional da Bíblia – NVI
Bíblia Hábil 3.0 - Software gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizou a postagem? Agora deixe o seu comentário!