terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ser diferente ou indiferente?



Neemias

Capítulo 01

Neemias ao saber que a a cidade de Jerusalém estava destruída e que o povo em grande miséria e desprezo se encontravam, não tomou outra atitude que não fosse a de chorar com jejum e oração perante Deus. (V. 04)
Somos um povo que precisamos aprender com esse homem a apresentar a Deus o que nos entristece. Independente das más notícias serem conosco ou não, podemos fazê-las conhecidas a Deus através da nossa oração, jejum, choro e lamentações. Deus nos verá e nos dará direção para o que devemos e podemos fazer.

Neemias ao orar a Deus apresentando os filhos de Israel, não apenas fazia confissão de seus próprios pecados, mais confessava também o pecado do povo (V. 06).
Ele sabia que não haveria outro caminho para dar início à restauração da cidade, a não ser pelo arrependimento. Para cada chance que se pode ter, diante de um erro que foi cometido, um recomeço inicia-se do reconhecer e arrepender-se. Neemias sabia bem disso, e como ele, o primeiro passo que precisamos dar é o do arrependimento. Não se reconstrói com as mesmas ferramentas que se destruiu. É preciso deixar de lado o que causou a assolação, nesse caso, Neemias começou com o arrependimento. E eu e você? Por onde começaremos.

Capítulo 02

Neemias, servindo ao rei Artaxerxes no palácio transparecia o pesar de seu coração por tudo que havia acontecido em Jerusalém. Sua tristeza era tamanha que o rei a contemplava em seu rosto (V. 1,2).
Muitas vezes, somos tão indiferentes aos problemas encontrados em nosso meio, nossos corações se tornam corações tão insensíveis de maneira que podemos viver sem que algo que seja fora do comum, nos chegue como algo sem importância. Precisamos nos importar, nos aflingir, e sentir no nosso coração as necessidades do que nos rodeia, e não fazermos de conta que nada tem acontecido, ainda mais quando se trata de algo que entristece o coração de Deus. Diante disso, temos três escolhas:
1.       Depender de um Neemias – Alguém que Deus levante?
Nesse caso, você vai depender de um bom samaritano para te ajudar no tratamento dessas feridas que te foram causadas, ou de um Neemias que seja sensível à sua situação. E se esses não existirem na tua vida?
2.       Ser um Neemias moderno?
Aqui, suas causas de orações, jejuns e choros, não será apenas por motivos e circunstâncias sua. Não existe egoísmo e o seu egocentrismo passará a se chamar altruísmo. Por isso, tamanha será a provisão / providência de Deus na sua vida. E suas batalhas? Elas não existirão, o Senhor já comprou e as vencerá uma por uma por você... Confie somente, como fez Neemias!
3.       Ser mais um (insensível) no meio da multidão?
Nesse último, as coisas acontecerão e você só ficará sabendo através de rumores. As más notícias para você, soará como algo que se deve propagar logo logo, caso contrário, perderá a sua validade e o seu impacto. Você sempre estará tão preocupado com as suas próprias coisas, que até pedidos de oração será para seu próprio benefício. Para esses, oração por alguém é um chamado de Deus para alguns “escolhidos”. Quanta IGNORÂNCIA! Deus é bem claro quando diz em Sua Palavra que esses, em oração, não recebem porque não sabem pedir (Tiago 4:3).

E aí, em qual desses você se enquadra ou gostaria de se enquadrar?
Você “pode” fazer a sua escolha!

Neemias escolhe ir à Jerusalem para reconstruir os muros da cidade (V. 05).
Deus não precisou chamar Neemias. O fato de a cidade e o povo se encontrar como estavam, a saber, assolados, foi o suficiente para Neemias se colocar a disposição de Deus e cumprir com a sua vontade quanto à Jerusalém e aquele povo. Nós não precisamos de uma revelação sobrenatural por parte de Deus para sermos chamados, as próprias situações que nos rodeiam nos chamam para uma missão através dela, pois como crentes em Cristo Jesus, nós sabemos do nosso papel aqui na terra (ou pelo menos deveríamos saber).

Sabendo da escolha e decisão de Neemias, o Senhor entrou com provisão para ajudá-lo na missão (V. 6-9).
Quando dizemos sim para algo que o Senhor nos pede, o fazemos para Ele e não para nós mesmos. Isso significa que o que for necessário Deus fazer para nos ajudar até que se cumpra o Seu objetivo, Ele fará. Neemias precisou que o rei Artaxerxes lhe enviasse, juntamente com todo o material que lhe fosse necessário, inclusive homens para ajudá-lo. Assim foi feito! E as sua necessidades para o cumprimento do propósito de Deus na sua vida e através dela, quais são? Deus proverá, tão somente não desista e vá em frente!

Houve quem discordou com a decisão de Neemias em ajudar a cidade (V. 10,19).
Sabendo Sambalate e Tobias que Neemias ia a Jerusalém para o bem do povo da cidade, se desagradaram.
Da mesma forma, quando levantamos para fazermos a vontade de Deus, procurando o bem do próximo, sempre existirá os que se levantarão para ir em direção contrária a nossa para nos impedir de tal missão. Muitos virão com palavras como flechas inflamáveis do Diabo, outros com ações para nos enfraquecer. A nossa atitude diante disso? Ir em Nome do Senhor dos Exércitos (1 Sm. 17:45), assim a vitória é garantida!

Grande era a confiança que Neemias tinha em Deus, assim também como firme era a sua certeza de que não ia desistir (V. 20).
Neemias tinha profunda confiança em Deus. Ele sabia que a provisão do Senhor sobre a sua vida não era à toa e que ele e os seus homens prosperariam diante dos que os zombavam. Por isso continuou dizendo: “nos levantaremos e edificaremos”.

Conclusão: Diante da história e decisão de Neemias, qual tem sido a sua escolha diante das circunstãncias que te cercam? E como você tem se posicionado diante da missão de Deus através de você? Temos um exemplo de um homem de oração e intercessor que mudou a história de uma cidade e de um povo, exemplo esse que devemos seguir. Qual o seu exemplo ou que você tem feito para reedificar e reconstruir os muros de corações totalmente assolados que têm estado ou passado por você? Seja diferente! Seja sensível ao Senhor, e você automaticamente será sensível ao que te rodeia.

Deus seja contigo,
Anderson Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visualizou a postagem? Agora deixe o seu comentário!